TEXTOS

Crianças ignoram normas de segurança em redes sociais

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2725396-EI4802,00.html

De acordo com a agência Reuters, o estudo da organização britânica Ofcom descobriu que muitas crianças superaram as restrições de idade para publicar seu perfil em redes como Bebo, MySpace e Facebook. Além disso, metade das crianças - e um terço das que têm entre 8 e 11 anos de idade - estão registradas em alguma rede social.
Para o diretor de Estudos de Mercado na Ofcom, James Thickett, os pais deveriam prestar atenção ao perfil utilizado pelos filhos. "É realmente recomendável que o perfil da criança esteja restrito a pessoas conhecidas", explicou.
Ele também destacou que as crianças não protegem suas informações privadas e se expõem ao risco de intimidação ou até mesmo de serem assediadas ou seguidas por estranhos. "As criança estão nestas redes sociais em vez de estarem vendo TV ou jogando videogame, e os pais devem estar familiarizados com este novo espaço", concluiu.


Facebook sem idade mínima

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/facebook-sem-idade-minima/

Pelo menos 7,5 milhões de crianças abaixo de 13 anos usaram ativamente o Facebook em 2010 em descumprimento com a idade mínima exigida pela rede social para que os usuários criem um perfil. O dado foi divulgado nesta terça em um estudo publicado pela Consumer Reports nos Estados Unidos.
Calcula-se que 20 milhões de usuários da rede social são menores de idade, 7,5 milhões ainda não têm 13 anos e 5 milhões têm abaixo de 10 anos. No total, a rede social tem cerca de 600 milhões de usuários.
O Consumer Reports, que incluirá todos os detalhes da pesquisa na edição de sua revista em junho, assegurou que existe um grande desconhecimento das famílias sobre o que os filhos fazem no Facebook, o que os “expõem a software maliciosos ou ameaças mais sérias como abusadores infantis”.
“Apesar dos requisitos de idade do Facebook, muitas crianças que usam o serviço não deveriam utilizá-lo”, disse Jeff Fox, diretor de tecnologia da Consumer Reports.
“O que é ainda mais problemático é que por meio do estudo descobrimos que a maioria dos pais de crianças com 10 anos ou menos parecem desconhecer que seus filhos usam o Facebook”, comentou Fox.
“O uso do Facebook apresenta riscos de privacidade e segurança para as crianças, seus amigos e suas família”, afirma o estudo, que constatou que “mais de 5 milhões de lares nos EUA foram expostos a algum tipo de abuso” em 2010.